terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Um Manual de Ética e Dicas


A Associação Brasileira de Relações Públicas propôs em 1955 o seguinte conceito para a profissão: "Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada”.
O renomado e famoso consultor de comunicação e marketing Joe Marconi - que já escreveu 11 livros sobre marketing, relações públicas e branding conhecido nos EUA pelos seus artigos, palestras e seminários, o que faz dele o cara certo para escrever um guia de RPv - lançou no Brasil no ano de 2009 seu livro: Relações Públicas: O Guia Completo escrito em 228 páginas, pela Editora Cengage (antiga Thomson Pioneira).
A obra é dividida em 12 momentos (capítulos) e começa com uma reflexão de como surgiu o termo relações públicas, qual a função no mercado de trabalho e no mundo da comunicação e como um profissional deste campo, cuja capacidade é “criar, sustentar ou mudar uma imagem pública, moldando conscientização, influenciando opiniões e decisões” (p.15), deve atuar.  Marconi dá dicas de como aplicar boas estratégias para lidar com quem precisa receber a informação de forma clara e objetiva. O livro também a borda e ensina outros pontos da vida de um profissional da área, como seu papel na relação entre empregado e patrão.  
O livro é destinado a todas as pessoas que precisam fazer que as relações públicas trabalhem efetivamente para elas, tanto aquelas que são profissionais da área como as que são de qualquer outra relacionada ao marketing – especialmente a publicidade e a pesquisa de mercado. Para quase todos os níveis, em quase todas as atividades, as relações públicas estão presentes no que as pessoas fazem – estejam elas conscientes disso ou não. Seja você um diretor, um profissional de RP, um executivo de marketing ou de propaganda, nos tempos de incerteza econômica todos terão orçamentos limitados. Relações públicas – O guia completo é o livro em que você pode confiar para criar e gerenciar os programas de Relações Públicas mais rentáveis e mais produtivos que existem.
Este livro é obrigatório para sua leitura, afinal você irá agregar mais conhecimento e nunca é demais ter em mãos manuais e obras que o ajudarão a aprimorar a sua carreira. Joe Marconi é um mestre que entende muito bem como funciona o mundo dos RP’s e da comunicação geral. Seguir seus conselhos neste livro é uma ótima sugestão de leitura para você!

*Preço aproximado: R$ 35,00 

Lylyanne Braz

0 comentários:

Postar um comentário