A
Associação Brasileira de Relações Públicas propôs em 1955 o seguinte conceito
para a profissão: "Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado,
planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma
instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou
indiretamente, ligada”.
O
renomado e famoso consultor de comunicação e marketing Joe Marconi - que já
escreveu 11 livros sobre marketing, relações públicas e branding conhecido nos
EUA pelos seus artigos, palestras e seminários, o que faz dele o cara certo
para escrever um guia de RPv - lançou no Brasil no ano de 2009 seu livro: Relações Públicas: O Guia Completo escrito
em 228 páginas, pela Editora Cengage (antiga Thomson Pioneira).
A
obra é dividida em 12 momentos (capítulos) e começa com uma reflexão de como
surgiu o termo relações públicas, qual a função no mercado de trabalho e no
mundo da comunicação e como um profissional deste campo, cuja capacidade é
“criar, sustentar ou mudar uma imagem pública, moldando conscientização,
influenciando opiniões e decisões” (p.15), deve atuar. Marconi dá dicas de como aplicar boas
estratégias para lidar com quem precisa receber a informação de forma clara e
objetiva. O livro também a borda e ensina outros pontos da vida de um
profissional da área, como seu papel na relação entre empregado e patrão.
O
livro é destinado a todas as pessoas que precisam fazer que as relações
públicas trabalhem efetivamente para elas, tanto aquelas que são profissionais
da área como as que são de qualquer outra relacionada ao marketing –
especialmente a publicidade e a pesquisa de mercado. Para quase todos os
níveis, em quase todas as atividades, as relações públicas estão presentes no
que as pessoas fazem – estejam elas conscientes disso ou não. Seja você um
diretor, um profissional de RP, um executivo de marketing ou de propaganda, nos
tempos de incerteza econômica todos terão orçamentos limitados. Relações públicas
– O guia completo é o livro em que você pode confiar para criar e gerenciar os
programas de Relações Públicas mais rentáveis e mais produtivos que existem.
Este
livro é obrigatório para sua leitura, afinal você irá agregar mais conhecimento
e nunca é demais ter em mãos manuais e obras que o ajudarão a aprimorar a sua
carreira. Joe Marconi é um mestre que entende muito bem como funciona o mundo
dos RP’s e da comunicação geral. Seguir seus conselhos neste livro é uma ótima
sugestão de leitura para você!
*Preço aproximado: R$ 35,00
Lylyanne Braz
0 comentários:
Postar um comentário