sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Espetáculo infantil Agora É Tempo tem apresentação em João Pessoa

Idealizado pela atriz Giselle Tigre o espetáculo projeta a cultura popular do Nordeste através da tradição natalina do Pastoril


foto por Sandro Alves de França

Na noite do dia 27 o anfiteatro da Praça da Paz, no Bairro dos Bancários, ficou lotado para conferir a apresentação do espetáculo Agora É Tempo. Tendo como base a tradição cultural do Pastoril, desenvolvida com maior expressão no Nordeste, o show mistura teatro, música, folclore nordestino interligando esses elementos ao festejo do Natal.

Natural de Recife (PE), a atriz Giselle Tigre, conhecida do grande público por suas participações da TV, interpreta a protagonista do espetáculo, que também conta com a participação de Aisha Jambo, outro rosto conhecido do universo televiso. Além delas integram a equipe os atores Felipe Antello, Luciano Moreira, Dani Calazans, Douglas Adelino e a pequena Maria Gemmal, filha de Giselle.


foto por Sandro Alves de França
 O projeto tem o apoio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014 e percorre 20 cidades de quatro estados nordestinos: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Na paraíba além de João Pessoa, o espetáculo passou por Cabedelo (25), Campina Grande, (26) e se apresenta ainda nos municípios do Congo (28) e São Mamede (29).

foto por Sandro Alves de França
 O espetáculo é um musical infantil cujo enredo gira em torno de uma camponesa (Giselle Tigre) que após abrir um baú deixado por sua mãe cigana inicia uma jornada repleta de aventuras, obstáculos, onde ela conhecerá figuras engraças, míticas e presenciará acontecimentos que mudarão sua vida para sempre. Durante a apresenatação são inseridas diversas canções do folclore popular nordestino executadas acusticamente através de sanfona, violão, tambor e pandeiro, além desses instrumentos serem utilizados come elementos da narrativa cênica.

Recentemente integrada ao grupo, a atriz Aisha Jambo falou sobre a experiência de fazer teatro num formato mais desprendido e itinerante: “Eu entrei no espetáculo para essa turnê, estou achando uma experiência incrível." [...] Realmente maravilhoso reencontrar a Giselle, nós trabalhamos juntas em Malhação (temporadas 2000-2002)! Acho maravilhoso, a manifestação da cultura popular brasileira tem mesmo de ser resgatada. O Pastoril (modalidade teatral) eu não conhecia antes de fazer esse trabalho com a Giselle, estou fascinada!

A atriz foi buscar nas raízes pernambucanas a inspiração para conceber o espetáculo. 
foto por assessoria de  divulgação da peça 
Mentora do projeto, Giselle Tigre falou da emoção de trazer o espetáculo para o Nordeste, sua região de origem e de como reuniu elementos da cultura pernambucana e nordestina para reconstruir a narrativa do Pastoril: Estou realizando um sonho. [...] Eu sempre quis conhecer o Brasil trabalhando, fazendo teatro e fazendo aquilo que acredito, levando uma mensagem de amor, algo que pudesse ser uma recriação, porque não estou reproduzindo fielmente a tradição do Pastoril. Eu estudei o pastoril e recriei, junto com a colaboração de um monte de gente. [...] É uma realização enorme poder ser agente da cultura. É algo que há muito tempo eu alimentava [...] "a escritura da peça aconteceu por acidente, porque na verdade começou lá atrás, com um show de músicas folclóricas de Pastoril para crianças. Eu estava há muito tempo querendo fazer um show diferente. Depois que fui mãe fiquei imbuída da vontade de fazer alguma coisa pra criança, fui buscar nas minhas raízes as referências que eu precisava pra que isso se concretizasse na forma do pastoril” disse a atriz.

A montagem agradou aos presentes e empolgou sobretudo as crianças, que ficaram extasiadas com as performances misturando música e atuação apresentadas no palco montado.

A satisfação externada pela trupe de atores e a sintonia com a público foi nítida e após apresentação várias pessoas quiseram tira foto com os artistas, conversar. Todos foram bastante solícitos, sem nenhum vestígio de esnobismo. Os próprios ajudavam a desmontar os cenários, tudo muito singelo mas cheio de simbolismo. Um belíssimo resgate da tradição do teatro popular de trupe.


O texto do espetáculo é de autoria de Giselle Tigre e a direção é de Marcelo Alonso Neves. Em João Pessoa apresentação teve o apoio da Prefeitura Municipal através da FUNJOPE. 

Sandro Alves de França

0 comentários:

Postar um comentário