terça-feira, 19 de novembro de 2013

Disputa eleitoral do Centro Acadêmico de Relações Públicas: Interagir x Idealize

Foto: Vanike Fernandes
Nos dias 20 e 21 de novembro os estudantes do curso de Relaçãoes Públicas escolherão seus representantes do Centro Acadêmico. Estão concorrendo duas chapas, a nova chapa, Interagir e a chapa que está na gestão atualmente, a Idealize.
Em entrevista a nossa Editoria, a coordenadora geral da chapa Interagir, Lôrrana Dias  e o coordenador de comunicação, cultura e eventos da chapa Idealize, Felipe Anacleto,  falaram sobre suas propostas.


Editoria RP: Como surgiu à idéia de formar a chapa?

- Interagir: Desde que entrei no curso sempre tive vontade de participar do Centro Acadêmico, com essa oportunidade, eu e outros alunos decidimos formar a chapa com o objetivo de trazer uma transformação, fazer a diferença, mudar o que nós como estudantes estávamos insatisfeitos.
- Idealize: Já era desejo do Idealize novamente concorrer às eleições do CA, então um dos integrantes da atual gestão fez o convite a algumas pessoas, esse convite foi aceito e desde então começamos a formular nossas estratégias de campanha.

Editoria RP: Quais as principais melhorias que a chapa tem pra oferecer aos estudantes de Relações Públicas?

- Interagir: Eu acredito que uma das melhorias que a nossa chapa está buscando é o bilhete único da Xerox, uma vez que pagando certo valor por mês, o estudante obtêm o bilhete para tirar suas xerox o mês inteiro, facilitando a vida do estudante. Buscamos também a democratização da comunicação, com a finalidade de que o aluno sempre seja informado das novidades, para que o aluno não se sinta perdido, sem informação e abrir espaço para a participação em projetos de pesquisa
- Idealize: Além do que já se espera do CA, que é o contato com os alunos, resolver alguns problemas dos estudantes e também problemas estruturais do centro, temos propostas para que os estudantes participem das atividades e dos eventos que pretendemos realizar, como por exemplo, um evento para celebrar o centenário de Relações Públicas no Brasil, o ENERP (Encontro Nacional de Estudantes de Relações Públicas), trazendo para esse evento, profissionais atuantes no mercado pra falar sobre suas experiências. A Revista semestral do curso de Relações Públicas é um projeto muito importante para divulgar as produções acadêmicas dos alunos, entrevistas com profissionais da área e mostrar os eventos.

Editoria RP: Conhecendo as dificuldades presente no curso e no mercado, como a chapa pretende contribuir?

- Interagir: Uma das nossas propostas é a Semana do RP, onde pretendemos reunir gestores e diversas organizações para conhecer o profissional de Relações Públicas, apresentando a eles as nossas habilidades e funções, para que cada vez esse profissional de relações públicas seja procurado para exercer suas funções, assim será um grande passo para os estudantes de RP.
- Idealize: Como eu já havia dito, nossa gestão pretende que os alunos participem das atividades como eventos e projetos de pesquisa, iremos fazer pressão para que as oportunidades de pesquisa aumentem e que esse acesso seja mais democrático e que haja sempre essa relação de troca de experiência e conhecimentos.

Editoria RP: O que as chapas consideram que é mais inovador para essa gestão?

- Interagir: O que tem de mais inovador é o fato de nossas propostas serem reais. Sabemos que um ano é muito pouco, e não podemos propor algo que estaria fora do nosso alcance.
- Idealize: Os eventos, a revista semestral dos estudantes de RP, e lutar por melhorias estruturais.

Editoria RP: Como você avalia a gestão atual?

- Interagir: A gestão atual diz ser competente e com vontade de fazer o curso crescer, mas precisa melhorar. Eu avalio como uma gestão ineficaz.
- Idealize: A gestão atual do CA Idealize conseguiu muitos avanços para o curso de RP entre eles foram à mobilização para o andamento das obras do auditório Aruanda, a realização de vários eventos, entre outras coisas.

Editoria RP: Caso vença a sua chapa, que medidas imediatas serão tomadas?

- Interagir: Uma das medidas é a reforma do estatuto do CA, acredito que reformando alguns pontos desse estatuto nossa gestão será eficaz, e queremos também a participação dos alunos no Centro Acadêmico.
- Idealize: Executar todas as propostas que estamos propondo, organizar a estrutura do CA que atualmente é compartilhada com três cursos, ou seja, três gestões diferentes. De imediato é fazer o planejamento, organizar tudo e colocar em prática as nossas propostas. 



Lylyanne Braz

0 comentários:

Postar um comentário